Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies

Blog >

Releases

Igarapava e a Revolução Constitucionalista

08 de Julho de 2025 - 12h07m

Neste dia 9 de julho é feriado em todo o estado de São Paulo. Comemora-se a Revolução Constitucionalista, que teve início nesta data, em 1932.

Mas, você sabe o que foi aquele movimento?

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um conflito armado entre São Paulo e o Governo Federal, que tinha em Getúlio Vargas seu líder. Durou cerca de três meses e envolveu milhares de pessoas, em combates em diversos municípios. 

Nossa cidade, Igarapava, pela localização estratégica na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, estados que à época estavam em lados diferentes, foi um dos mais importantes palcos de combate.

Na ponte que liga Igarapava a Delta, em Minas Gerais, aconteceram as principais batalhas. Até hoje, ao caminhar pela ponte, sobre o Rio Grande, é possível encontrar marcas de tiros na sua estrutura.

Tombada como Patrimônio Histórico da União, a ponte teve sua construção iniciada por volta de 1910, pelos alemães. Com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, a construção foi interrompida - o último vão, no lado paulista, ficou inacabado. Após a derrota alemã e o final da guerra, em 1918, a ponte foi concluída pelos ingleses.

Destaques

Área do Cliente